segunda-feira, 28 de março de 2011

Vivendo e aprendendo...




Vivemos em constantes aprendizados. Qualquer que seja a nossa idade nos deparamos com novos aprendizados constantemente. E é aprendendo que crescemos. Quem não aprende fica estagnado, estacionado... conformado com a sua ignorância.

Tem aqueles aprendizados que tiramos das experiências dos outros. Que vemos ou ouvimos e tiramos alguma lição para a nossa vida. Tem ainda aqueles que tiramos dos nossos próprios erros, quando percebemos nosso erro e aprendemos que não deu certo, que da próxima tem que ser diferente.

Tem aquele aprendizado que tiramos de fatos que acontecem não necessariamente por culpa nossa, eles simplesmente acontecem, e por mais despreparados que estejamos, por mais dolorido que seja, temos que aprender a lidar com essa dor e com esse sofrimento, buscando o consolo em quem pode te dar o consolo. Tem ainda aquele aprendizado do dia-a-dia... sabe aquele leão que se mata por dia? Aquele grau extremo de paciência e domínio próprio pra não dar uma peia em alguém.

Quantas vezes a gente acredita que sabe de tudo, e gente acha que já ta abalando geral, e quando mais a gente se empina, quando mais a gente se enche de nós mesmos nesse engano chamado auto-suficiência mais a gente sofre, mais a gente leva na cabeça. Devemos buscar aprender com quem tem algo válido a nos ensinar, não busquemos tirar esses aprendizados com quem nada nos tem a acrescentar. Devemos, portanto, buscar nossa suficiência apenas no Senhor, pois só Deus sabe o que precisamos aprender, quando e porque. Só Deus conhece o nosso coração para que possa nos ensinar, não o que queremos aprender, mas o que precisamos. O Senhor pode e usa as pessoas a nossa volta para nos ajudar nesse caminho. Mas fique atento, mantenha aquele sensorzinho ligado, nem todo mundo que passa a mão na sua cabeça está apto a te aconselhar. Você pode ler sobre auto-ajuda em diversos livros e artigos, mas só tem um livro, O livro, capaz de te mostrar o caminho que deve seguir, e esse livro é a Palavra de Deus. Os homens são falhos, cheios de ideias corruptas vindo de corações corruptos, mas o Senhor, ah.... ele jamais erra!

4 comentários:

AnaKrol disse...

Quanto tempo vc não escrevia, menina!
E esse veio no momento certo!
O Senhor nos ensina não o que queremos, mas o que precisamos aprender!

Filipe Hagen disse...

Bom demais o texto, Mari.
Deus jamais erra!

Beca disse...

Amém!
Gostei muito muito muito desse seu texto, Mari!

Deivyd Cavalcante disse...

Muito bom o texto, eu já disse iss e vou repetir, sempre que venho aqui sempre encontro em seus textos aquilo que precisava ler. Te admiro, não sei porque custo tanto as vezes, a vir por aqui.

Parabéns Mari...

um abraço carinhoso