quarta-feira, 7 de julho de 2010

Aquilo que temos o poder de fazer,




...temos também o poder de não fazer. Aristóteles. Quantas vezes você já não ouviu a expressão: Eu não tive escolha! Eu tive que fazer isso! Já ouvi e já disse muitas vezes. Essa citação de Aristóteles me fez pensar um pouco. Pensar sobre o tanto de desculpas que damos quando comentemos algum erro. A culpa pode ser de mil circunstâncias, ou fatos menos do nosso coração corrupto. Somos ótimos em arrumar pretextos e desculpas para nos eximirmos das conseqüências dos nossos atos. Sabe, algumas pessoas nós conseguimos até enganar, mas não devemos nos esquecer que Deus está vendo tudo, e muito mais do que conhecer todos os atos e ver todos os fatos, Ele conhece o nosso coração, a motivação do nosso coração. Então, não adianta tentar se eximir perante as pessoas, pois nisso a gente só se engana mais e mais. Quando fazemos algo “errado”, o que resta é assumir o erro e se arrepender, e mais do que isso, buscar não fazer de novo, pois quando percebemos que algo é ruim, devemos buscar nos afastar disso. Principalmente quando se trata de atos que nos afastam de Deus. Se esconder atrás de alguma “desculpa perfeita” não afasta de nós a culpabilidade de nossos atos, pode até gerar um falso alívio, mas no fundo do seu coração, você sabe o peso de seus atos. E só o sincero arrependimento tira esse peso na consciência. E lembre-se, que o que temos o poder de fazer, também temos o poder de não fazer.

7 comentários:

Anônimo disse...

ei mari saudades de comentar aqui...enfim adorei o post, acho que temos que assumir nossos erros mesmo, colocar a cara a tapa e tentar melhorar!!! como diz meu amigo Guga, usar a desulpa como escudo, e falta de força de usar uma espada!!

bjão

tudo de bom!!

Torneio Comunitas P.Sul disse...

É, assumir erros?
Concordo todos em tese teriam que fazer isso, entretanto, para tal façanha não é necessário força, nem coragem, o que se necessita para fazer isso chama humildade.

Virtude que nem 1% das pessoas tem, pois humilde não é a pessoa que tem condição financeira desfavorável ou que não se exalta ou ainda que não maltrata os outros. Humilde é aquele que se coloca por último, e a conseqüência disso é ver que por mais que o próximo erre, você não pode julgá-lo por que você, no fundo comete erros semelhantes ou piores aos dele.

Amei o post Dra.
Beijooo.

Filipe Hagen disse...

Sempre bom estarmos alertas para esse assunto, Mari!
Muito bom!

Filipe Pereira da Silva disse...

Poxa, falou tudo! 100% apoiado.

Luciana Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luciana Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luciana Silva disse...

Penso que a vida é como um caderno,um dia a gente acerta e o outro a gente erra,mas Deus em momento algum nos fala que devemos lançar fora os nossos erros,ou queima-los,e sim nos fala :"Luciana você errou relaxa,vou te apresentar uma nova página que tem po r nome hoje",os erros visto de um outro modo ele é bom,pois é através deles que a gente começar uma nova página,um pouco crescida(o).E para Deus ele não importa o que eu fiz, e sim o que eu ainda posso fazer.Gostei do texto, Que vivamos o que anunciamos. bju